Monday, December 04, 2006

ECS-6
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
VERA CORAZZA
PÓLO ALVORADA
SELVA LUZIA B.MORAES


Ser/estar X papéis

Como está distante a realidade do que imaginávamos que iria ser nossos papéis na prática diária como educadores. Muitas vezes esta dita"nova postura" do professor é questionáda e debatida em reuniões , em salas de professores, entre colegas.Uma das constatações mais latentes é o fato das mudanças ocorridas na estrutura familiar, o despreparo destas populações e falta de maturidade para exercer a função de genitores e formadores .A cada dia mais estas responsabilidades estão sendo tranferidas a nós.Me questiono muito sobre o que é ser professor nos dias de hoje.A responsabilidade de formar pessoas, não só cognitivamente ,mas em valores, em desenvolvimento mental, relacionamento social,criticas, limites e outras tantas.Sem contar que temos e vivemos em realidades diferentes com entendimentos e valores distantes das deles.Tenho tido a oportunidade de vivenciar e avaliar a cada ano meu desempenho e constato que eles realmente saem com um pouquinho de mim, mas para isso exerço além do amor uma composição de dominações :a tradicional e carismática pois eles precisam muito de limites , de carinho e de afeto.

Poder X hierarquia

Poder e hierarquia são palavras que andam sempre juntas,pois estão intimamente ligadas.Quem tem o poder de ditar e exigir que sejam obedecidas suas determinações pertence a uma ordem hierarquica.Na escola por exemplo temos também estas vivências, nem sempre aceitamos bem as determinações. Como já havia comentado no final de ano é muito complicado se manter um aluno, hoje em dia até se consegue com um dossiê bem feito e consistente mas antes acontecia de modo muito diferente.O grupo de professores avaliava o aluno e considerava que este deveria ficar em uma turma de progressão com todo o aparato necessário para ajudar no seu resgate.Saíamos em férias e a mantededoura ia na escola e avançava todos os alunos pois não podia haver retenção.Nossa avaliação não tinha legitimidade.Perante a sociedade, o Ciclos de Formação começou a ser considerado um péssimo método, é claro ninguém sabia o que de fato acontecia.Outro fato que me deixa muito insatisfeita é a inclusão. Acho ela necessária , não gosto nada de excluir , de diferenciar , acho mesmo que temos que fazer intervenções diversas para tentar interagir com estes alunos.Porém tentar fazer o melhor que pudermos não é suficiente , precisamos de conhecimento , de habilitação para executar esta função.Foi prometido a todos os professores pessoas capacitadas, habilitadas para trabalhar junto e nos orientar nesta tarefa.Eu estou esperando há alguns anos.Isto nunca aconteceu.São determinações que temos que assumir, reclamando,debatendo , mas sem nenhum poder para mudar.

1 comment:

Simone said...

Olá Selva! Muito bom o teu trabalho! Conseguiste apresentar situações vividas no teu local de trabalho e refletir sobre elas. Parabéns! Tarefa cumprida! Um abraço, Simone - Tutora ECS