Friday, May 02, 2008



Vejam só como a natureza é sábia.

Em tudo se observa a presença da matemática. Se observarmos bem as figuras geométricas estão presentes em coisas simples e naturais que muitas vezes nos passa desapercebidas.Observem o abacaxi,suas escamas são geométricas formando aspirais, o casco das tartarugas, as escamas das cobras, a espiga de milho, as rochas vulcanicas da Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte, os favos de mel, etc...

Mas pensando em tudo e bisbilhotando no site http://www.ese.ips.pt/abolina/webquests/abelhas/abelhas.html, fiquei curiosa em saber porque as abelhas produzem seu mel em favos hexagonais. Fui a luta e conclui que um hexágono, figura fechada com ângulos de 120 graus apresenta uma maior área que qualquer outra forma geométrica por tanto armazena maior quantidade de mel no seu interior e sua forma geométrica permite a aglomeração perfeita ou justaposta com outros alvéolos não deixando espaço para preeenchimento entre eles. As abelhas assim como tudo na natureza, praticam a eficácia e eficiência na fabricação do mel procurando melhores resultados e menor gasto de energia. Muito legal.

2 comments:

Beatriz said...

Selva muito bem!! Pena que tuas postagens sejam tão poucas!! Lembro que o portfólio semestral deve conter os elementos que estão já publicados em algum dos 3 ambientes virtuais do curso: rooda, wiki e, principlamente, blog. Para isso, a qtde ajuda tb na qualiddae das evidências. O que tens feito nas interdisciplinas? O que tens refletido? O que tens feito na escola? Lembro que já estamos na metade do semestre e, com certeza, se não recuperares tua documentação acerca dos teus processos, vais ter sérias dificuldades na contrução do portfólio. E le vale para todas as interdisciplinas.
Um abraço e bom trabalho
Bea

Beatriz said...

Maravilha Selva, gostei de ver. Fostes a luta por uma curiosidade. assim, é que temos que trabalhar em aula. As abelhas são uma loucura em termos de sociedade e trabalho colaborativo. Mas, posso provocar? Em tudo se vê a presença da matemática ou é na matemática que vemos a presença de tudo?
Pena que escreves tão pouco. Com certeza, terias muito a registrar emtermos de trabalhos, reflexões e experiências. Quem perde feio é o teu portfólio que fiuca pobrinho.Ainda tenstempo.
Um abração
Bea