Thursday, June 19, 2008
Este vídeo eu achei durante as minhas pesquisas que fiz para fazer meu projeto de ciências.Confesso que esta atividade , assim como tantas outras neste semestre , se mostraram um grande desafio para mim.Não a nível de dificuldade mas sim por eu me sentir muito desmotivada. Este estado de espirito nos leva a achar que tudo pode ser deixado para depois.Mas o depois nunca chega e quando acordamos estamos em meio do caos, com últimos prazos, muitas coisas acumuladas, e correr atrás torna-se nosso objetivo principal.Está ai o ponto que coloquei inicialmente sobre desafios, pois fazer tudo em pouquíssimo tempo e ainda com qualidade é sempre um grande desafio. Promessas a cada inicio de semestre todas fazemos.A intenção existe, mas durante são tantas coisas que vão intervindo ocasionando este contexto que mesmo querendo não conseguimos cumprir. Mas nunca vou deixar de planejar melhor meu semestre seguinte.
Sobre este projeto,sou suspeita para falar pois ficou lindo.Resultado das minhas pesquisas, meu interesse e motivação para dar meu melhor. Falar do ciclo da água, este líquido precioso é muito lindo.Me sinto orgulhosa pelo meu trabalho,resultado de muitas pesquisas na procura de uma maneira qualificada e atual para este contexto.Foi tão significativo, que coloquei para minha turma a idéia de realiza-lo efetivamente, pois a região onde moram possui o quarto maior anel freático do planeta, coisa que deve ser divulgado e preservado pela comunidade que nela habita.Só este argumento já justificaria a prática deste projeto, mas além de tudo temos uma região que foi habitada de forma alealória, com muitas casas contruídas em área de risco, onde o cuidado com o meio ambiente sempre foi esquecido, com riachos chamados de valão,com alto índice de doenças provocadas pela falta de saneamento e cuidados básicos de higiene.Onde todos podem até conhecer a necessidade da preservação mas não o fazem na prática diária, pois não está incorporado em cada um estes conceitos,com uma escola que contempla em seus conteúdos o lixo e a separação do mesmo visando a reciclagem , mas na prática não possuem distribuidos no seu espaço físico lixeiras adequadas para esta prática.Todas estas evidências fizeram com que eu e meus alunos tornasse este projeto um norteador de mudanças tanto no comportamento da escola como da comunidade a partir da concientização de suas famílias e assim sucessivamente.
Esta disciplina foi realmente instigante e fez com que eu pensasse de outras formas , bem mais reais, na minha prática dentro do contexto de Ciências,sai dos livros com conteúdos fixos para dentro da minha sala, priorizando qualificar melhor meus alunos no contexto do que seja realmente ciências, para que eles conseguissem entender melhor e sentir que ela faz parte em cada momento real das suas vidas,que tudo que os rodeia está interligado de maneira organizada e equilibrada. Que qualquer desequilibrio é gerador de problemas.Que eles são a própria ciência viva, que precisam viver em armonia com com todos os espaços deste planeta.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment