Saturday, April 03, 2010

MINHA ESCOLA

Esta é a escola que trabalho há 12 anos. Neste tempo vi ela crescer e se qualificar tanto em espaço físico como pedagógicamente. A comunidade igualmente evoluiu. Logo que cheguei pude perceber que se tratavam de
pessoas muito pobres com múltiplas necessidades, inocentes muitas vezes, colocavam a escola como sendo o ponto principal de orientação não só de alunos como também de apoio e esclarecimento de todos. Lembro que inclusive o telefone ficava sempre fora da direção para livre uso de toda a comunidade. Os alunos ainda vinham carregados de fantasias e atitudes proprias da idade, sonhos, mistérios e traziam incrustados nas suas atitudes e posturas, inibições e reflexos do ambiente que viviam. Por causa da ignorãncia humana convivíamos muitas vezes com situações absurdas, que nos dias de hoje podem até existir mas diminuiram muito. Esta caminhada mostra a evolução de uma comunidade que de modo geral melhorou, evoluiu e foi á luta. Ainda falta muito a ser feito, muitos são os problemas, como em todos os lugares, mas a escola continua sendo para eles um ponto importante de partida.

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Selva!

Bom ver que retomou teu blog! O importante é seguir a rotina de postar semanalmente análises reflexivas sobre a tua prática no estágio e os aprendizados teóricos, ok?

Fico a disposição!!
Abraços

Beatriz said...

Selva situastes a caminhada da escola. Fiquei com algumas dúvidas pela falta de evidências.
A comunidade cresceu em informações? Em cmpetêwncias? O que era ser ingênua? Agora não são mais? E os alunos? Em que melhoraram? Qual seria um exemplo de situação absurda e com a superaram? Como confirmas co fatos que a comunidade foi à luta? Aliás luta pelo quê?
Percebes que tens um texto muito bem escrto mas pouco compreensível? Ela fica no plano do teórico, da constatação sem trazer argumentos e fatos que justifiquem a intensidade do que afirmas.
Um abraço
Bea