RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Visitando o blog indicado me deparei com uma postagem muito interessante que vai de encontro com nossa realidade.Me refiro a "Uma vencedora"que trata do empenho e coragem
de pessoas idosas de serem capazes de sonhar e de conquistar conhecimentos independente da idade que tenham. As evidências mostram que nos dias de hoje, com o avanço da idade, muitos deixam de lado seus sonhos e desejos por acharem que são muitos velhos para tanto,que não vale mais a pena e muitas vezes se sentem ridículos assumindo este tipo de posturas em meio a tantos jovens. Ficam a margem e na dependência de familiares para interagir com a escrita e com todos os avanços que tivemos.São pessoas letradas pela vida, com uma bagagem de conhecimentos e de vivências importantes que poderiam ser documentadas e divulgadas para enriquecimento geral. Trocas estas significativas para o mundo de hoje onde ambos sairiam ganhando muito em aprendizados.Pessoas que poderiam ser plenas em seus direitos de cidadãos e que se omitem por não se acharem capazes.
Este projeto " Alfabetização Solidária da zona rural de Águas Formosas, região carente do Vale do Mucuri, orientado pelo NTE MG8 - Teófilo Otoni - Vales do Mucuri e Jequitinhonha, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros" foi uma idéia brilhante que mais uma vez coloca por terra todas estas idéas contruídas das pessoas da terceira idade,provando assim que a dade real não está na cronológica e sim em outros parâmetros. Pessoas com espiritos jovens,com sede de vida, confiantes,curiosas ,que aceitam desafios e são corajosas investem em conhecimentos e aprendizados independentes de idade.Haja visto a quantidade de colegas que não aceitam as tecnologias,fogem dela por não entenderem e nem querem tentar,pessoas que se acomodam em um nível e acham que está bom assim,não procuram evoluir dentro de sua área acomodando-se e ficando á margem da evolução.Quanto parentes muitas vezes temos que poderiam voltar a estudar e melhorar seus conhecimentos e pensam que já é muito tarde para este tipo de investimento,querem e necessitam melhorar, vivem se lamentando pela vida que possuiem mas não sem das mesmices e nem vão atrás de soluções e de ações motivadoras como o aperfeiçoamento,o conhecimento e as reciclagens nos dão.
Há algum tempo li no Jornal Zero Hora uma reportagem que me chamou muito atenção sobre uma vovó blogueira. Uma pessoa que recebeu de aniversário do seu neto um blog quando esta fez 95 anos.Ela não consegue digitar, coisa que quem faz é o neto á medida que ela vai falando.
Isto se deve ao fato de que as letras do teclado são muito pequenas e ela não consegue enchergar bem, mas ela lê e responde a todos comentários feitos que vem de todos os lugares do mundo. Esta jovem senhora é uma das blogueiras mais conhecidas no mundo,é um dos blogs mais comentados e em vista disso tem feito muitas entrevistas tanto em rádios como na televisão.Neste blog ela conta sua vida ,seus aprendizados, sua maneira de pensar frente a tudo e faz trocas maravilhosas com todos. Pessoas assim como ela e como muitas que conhecemos e temos notícia, nos tiram do mito que a idade é sinônimo de acomodação e de estagnação e que nunca é tarde para mudar hábitos, para aprender e viver.
Monday, November 19, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment