Monday, June 23, 2008

TEMPO E ESPAÇO


Há muito que para trabalhar tempo e espaço, nós professores usavamos atividades referentes a sala de aula, disposição dos objetos, dos alunos,andar em curvas ou em reta, ou em parceria com a educação física. Conseguíamos identificar as dificuldades dos alunos em se organizarem no tempo e no espaço, porém ficava atrelada a este resgate este tipo de trabalho, mas seus resultados muitas vezes era muito pouco expressivo.Na interdisciplina de Estudos Sociais pude perceber que organizar meus alunos de A30 no tempo e no espaço é muito mais do que isto.Trabalhar linha de tempo foi muito significativo sob vários aspectos. Primeiro, muitos deles nem sabiam claramente suas datas de nascimento,tivemos que pesquisar,com isso começamos a construir uma linha de tempo da turma.Este tipo de construção foi colocado em um mural na sala de aula, usando um cordão fixado com datas iniciadas pelo nascimento do mais velho até o mais novo.Em cada data colocamos o nome de cada um respectivamente.A minha foi anexada também , até para eles terem a idéia real de que nasci bem antes deles.Em cada período pesquisamos na internet fatos significativos para que eles pudessem ver oque andava acontecendo no ano que eles nasceram.Pedi então que eles procurassem lembrar de fatos que aconteceram na primeira infância, coisa que para alguns foi até bem fácil.Lembravam dos fatos mas não conseguiam definir em que ano tinha acontecido.Por tentativas, tentando por outras lembranças como idade,novelas,música, etc, pude mais ou menos verificar a época. Logo em seguida pedi que conversassem em casa e identificassem quem era a pessoa mais velha na família, em que ano tinha nascido e quais suas lembranças também. Obtive como retorno quandes respaldos para localiza-los no tempo e no espaço . Começaram a identificar melhor o passado, a sentí-lo verdadeiro e vivo.As histórias individuais de cada um foram significativas para entender como real outros fatos de outras épocas.
Estudos sociais pode e deve ser trabalhado a partir de vivências é que me fez ter uma nova postura ao interagir com meus alunos a respeito destes conhecimentos.É importante saber olhar, sentir, ouvir e planejar muito bem, observando a bagagem rica que todos trazem para a partir dai começar a fazer melhor nossa prática , com mais significado e melhor mediação.

No comments: