Monday, October 23, 2006

Atividade 3 : Émile Durkheim
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Séries Iniciais
Interdisciplina:Escola Cultura e Sociedade
Prof.ª Vera Corazza
Pólo de Alvorada
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?Durkheim discorda quando Mill trata dos efeitos indiretos.Pensa que esta influência é adversa pois não depende e nem é provocada pelas pessoas.Esta caracteristica influencia na sua maneira de conceituar a educação pois a fundamenta com base mais social.
2.Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem?Durkheim traz dois grandes pensadores : Kant e James Mill.Segundo Kant o fim da educação seria desenvolver no indivíduo toda a perfeição que lhe fosse capaz,ou seja um desenvolvimento harmônico de todas suas capacidades e no mais alto grau possivel.O ponto fraco desta fala é o fato das diferenças pessoais.Cada um tem ritmo diferente para desenvolver harmonicamente suas faculdades humanas.Segundo James Mill a educação teria por objeto"fazer do indivíduo um intrumento de felicidade para si e para os seus semelhantes." Isto torna indeterminado o fim da educação visto que o conceito de felicidade é muito subjetivo e particular a cada pessoa,fazendo com que a educação fique também noarbítrio individual.
3.O que é preciso,de acordo com Dukheim para definir educação?Vejo que o autor faz toda uma reflexão sobre a evolução da educação em diversas épocas,Cada sociedade deve ser considerada em um momento determinado de desenvolvimento e com seu sistema de educação peculiar.Por isso para definir educação Durkheim considera importante os sistemas educacionais existentes como os que tenham existido,pesquizar,aprender deles seus caracteres comuns.Que haja uma ação entre gerações de adultos ,adolescentes e crianças.Que o conceito de educação esteja focalizado no desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre aspectos morais ,intelectuais e fisicos.
4.De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual quanto do físico e moral?
Vem de uma idéia antiga que colocava a educação tradicional das escolas antigas como parâmetro de educação ideal, e que agora segundo Durkheim serve para que analizemos para não repetir os mesmos erros.
5.Segundo o autor,que função o "ideal"a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor ela deve suscitar e desenvolver na criança habilidades e valores morais ,físicos e intelectuais,considerados indispensáveis pela sociedade para o convívio de todos no meio em que estão inseridos.
6.A partir da definição" A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;tem por objeto suscitar e desenvolver,na criança,certo número de estados físicos intelectuais e morais,reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente,se destine"o que conclui Durkheim ?Explique?
Segundo Durkheim a" educação consiste numa sociabilização metódica das novas gerações".Isto mostra o papel importante da educação na sociabilização e na integração do individuo com o meio.Este é o fim da educação,contruir um ser social em cada um de nós.
7.Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Durkheim fala claramente esta dependência quando diz que o"individuo tentando melhorar a sociedade ,ele melhora a si próprio"já a sociedade procura "engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeiramente humana".Desta maneira vemos o quanto elas estão interligadas , a sociedade é reflexo do individuo e ele tudo que contrói é resultado de seu próprio esforço.

No comments: