Sunday, December 03, 2006

ECS-5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
VERA CORAZZA
PÓLO DE ALVORADA
SELVA LUZIA B. MORAES




OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA - MARX WEBER

Dominação....palavra forte que nos leva a pensar em poder, submissão,e muitas coisas mais. Marx Weber neste texto, que me foi oferecido, fala sobre a dominação e toda esta relação que existe entre dominante e dominado e a sua legitimidade.São consideradas três as bases desta legitimidade:a Dominação Legal, a Dominação Tradicional e a Dominação Carismática.A legal é toda estruturada com base em leis, estatutos, burocracias. acontece com muita naturalidade no nosso ambiente de trabalho e gerado por muitas fontes. Pode ser exercido por delimitações resultantes de acordo feito com todo o grupo de professores.Por exemplo o calendário anual,regras para o uso da sala informatizada, do video, os atestados
compensações, recuperação de carga horária e etc... Pela Direção da escola quando exerce seus poderes junto ao grupo delimitando comportamentos e regras,a mantededora quando nos limita com ordens vindas sem direito a diálogo e negociações.Já vivenciei muitas coisas referentes a tudo isso mas nada supera o fato de até a pouco nós professores no final do ano avaliarmos alunos e concluirmos que deveriam ficar retidos cursando turmas de progressão pois não tinham atingido habilidades mínimas para justificar seu avanço.Para nossa surpresa no ano seguinte lá estavam eles aprovados .Por quem?Pela mantededora que nas férias não permitia a retenção justificando que a prioridade era a idade e que devíamos evitar a evasão.Imagina como nós nos sentíamos como profissionais e dentro da nossa função social.
Sei que muitas destas leis servem para organizar e administrar de maneira mais democrática todo um contexto de vida e que é natural que tenhamos que segui-las.
Dominação tradicional é exercida por pessoas que são vistas como "senhores" e suas ordens são legitimadas pela tradição e pelo domínio que possui.Pode-se observar muito bem na Política, com o depotismo , na disputa por cargos, a troca de favore. Na escola os alunos sentem este tipo de dominação em relação a professora que é a pessoa que delimita as regrase organização. Como existe uma hierarquia em todos estes ambientes (seja politico ,educacional ou social)também vai gerar este tipo de influências de um para o outro.
A dominação Carismática é aquela que envolve sentimentos e trás junto uma relação mais afetiva. Nos dias de hoje em que nossos alunos estão cada vez mais carentes de afeto, uma professora humana e afetiva faz a diferença. Facilita a aquisição da aprendizagem , a interação com o grupo,desenvolve habilidades necessárias para uma educação harmônica.Este tipo de dominação da a cada um o direito a tudo de maneira igualitária, democráticamente.

1 comment:

Simone said...

Muito bom o teu trabalho Selva! Trouxeste idéias importantes do texto do Weber e conseguiste fazer "links" com a tua prática. Tarefa cumprida! Um abraço, Simone - Tutora ECS