Thursday, January 11, 2007

ECS 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
VERA CORAZZA
PÓLO DE ALVORADA
SELVA LUZIA BENITES DE MORAES

COMENTÁRIO


DESILGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL...


Lendo o texto de A.J.AKKARI percebo que o mesmo continua atual para os dias de hoje.Escrito durante o governo de Fernando Henrique aponta para situações ainda latentes dentro da realidade social e educacional do nosso país considerada como um produto social distribuido de maneira desigual fato este que pude confirmar durante minha visita nos sites sugeridos que visitei.
Na prática vemos um paradoxo entre o que os politicos falam ao que se observa.Nos é colocado a preocupação dos politicos em contruir no País uma educação de qualidade , igual e de acesso a todos , transformadora que provoque a evolução cultural e a inclusão da população na sociedade atual.Mas o que vemos na realidade é a educação cada vez mais sendo usada como mecanismo de poder e atingindo as camadas menos favorecidas da sociedade que se tornam cada vez mais excluidas social e economicamente.Paralelo a isso vemos a luta de muitos professores para melhorar e mudar este quadro e em busca de ideais , profissão esta que nunca foi tão pouco valorizada e reconhecida como nos dias de hoje.
Em consequência a tudo isso vemos aumentar as deficiências no ensino básico, as diferenças gritantes no Nordeste brasileiro onde professores sem nenhuma formação atuam,a depreciação de intituições de ensino,projetos bem formulados mas sem estrutura na prática, sem a inclusão real e digna das crianças e jovens nas instituições de ensino.
O que importa em um país capitalista é o mercado, é o capital, o resto não é realmente significativo, não passa de intenção, de falas politicas.
Todas as conquistas até hoje conquistadas se devem ao interesse de profissionais como nós professores que não abandonamos nossas idéias e nossas intervenções.

2 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Selva! Gostei de conversar contigo. Lembra que estou disponível para qualquer sábado ou domingo que conseguires, ok? Como já te disse, no dia em que eu retornar, à tarde, por volta das 15h30 , pensarei com muito carinho em ti e no que estarás fazendo. Abraço. Bia

Simone said...

Olá Luzia!
Como foram as férias? Pronta para mais um semestre de curso? Assim
que o formulário de matrícula estiver disponível no site mandaremos um e-mail.
Lembro que as aulas começam dia 26 de março com encontro presencial no polo. Até lá! Um abraço, Simone - Tutora PEAD