Tuesday, November 27, 2007

DESAFIO PROPOSTO


O PROJETO

Achei interessante postar aqui minhas reflexões a respeito do desenvolvimento deste meu trabalho e a maneira como meus alunos se apoderaram deste conhecimento. No inicio coloquei a todos a minha proposta de trabalho. Eles ficaram perplexos, uma mistura de expectativa, alegria pelo novo, mas também receios, pois era um projeto muito amplo para entenderem bem tudo que deveriam e poderiam fazer. Sempre que se tenta implantar alguma coisa nova geramos certa insegurança, isso já era previsto por mim, mas sabia que dariam conta. Combinamos que faríamos um blog para cada dupla de alunos, assim teriam como trocar e se um faltasse o outro estaria presente para colocar as postagens.
Era necessário que cada dupla fizesse um e-mail válido e para isso fiz parceria com a estagiária da sala informatizada para esta tarefa. Enquanto ficava em sala ministrando minha aula, dois grupos de cada vez iam até ao laboratório construir o seu e-mail. Nos dias em que tínhamos a sala agendada, éramos duas para fazer e ensinar os alunos com o uso deste correio.
Depois de familiarizados com o espaço partimos para os blogs.
Foi bem mais fácil. Eles mesmos fizeram, estavam um pouco mais independentes, pois a ansiedade inicial estava sendo minimizada, e é claro que estávamos juntas para quaisquer dúvidas. Fizeram suas primeiras postagens, colocaram a identificação do grupo e os objetivos de seus blogs.
Tudo parecia ir bem quando começaram a surgir os primeiros problemas. O primeiro deles foi a própria escola. Alguns professores acostumados a usarem a informática como depósitos de alunos, não aceitavam este meu projeto, pois isso significava o uso dos computadores de forma pedagógica e não o jogo pelo jogo como estava sendo feito. Isto levaria a todos a terem que fazer mudanças e a trabalhar um pouco mais para qualificar seus desempenhos.Para justificar a efetivação do que queria convidei todos os professores que trabalham com as minhas turmas para fazerem parte do meu trabalho. Um verdadeiro projeto de escola ciclada.Todos aceitaram.
Com isso, nosso único impasse ficou com a nossa conecção que está passando por algumas mudanças e por isso está lenta, fazendo com que muitas vezes se torne inviável o uso de um período só para efetivação de postagens.
Hoje, depois de todos estes percalços, olho para os trabalhos de meus alunos e me sinto feliz. Eles conseguiram atingir os objetivos que imaginei no inicio e muito mais. Olhando suas postagens percebo que evoluíram na escrita, na interpretação de suas leituras, na organização de seus pensamentos, no interesse e motivação, na socialização com o grupo, comprometidos e mais seguros na conquista de suas aprendizagens, suas habilidades em pesquisa,selecionar melhores sites, procurar e postar figuras e outros recursos digitais dos quais usaram já fazem parte de suas vidas.Digitar no inicio era dificíl pois tinhamque procurar as letras,colocar acentos então nem se fala.Estas estão ainda em precesso mas com o interesse que ficaram ,com certeza, não vai levar muito tempo para incorporarem.
A Nathana e a Yasmim por exemplo colocaram resultados de algumas pesquisas feitas na disciplina de ciências e uma atividade de espanhol.Estão cada vez melhor na ortografia e nas concordâncias.
O Vinicius e o Fabricio não conseguiram postar apesar de terem tentado muitas vezes, coisas da conecção. Colocaram suas observações em relação à atividade de teatro feita por mim com esta turma.
Com os repetidos exercícios de interpretação, o grupo melhorou muito esta habilidade e o poder de síntese. Na escrita estão mais comprometidos e atentos para fazê-lo melhor.
E assim pode-se ver nas duas turmas, os bons resultados que tiveram e a abertura mental que conquistaram com este trabalho.















1 comment:

Beatriz said...

Oi Selva, claro que visitei os dois blog e gostei. Mas fiquei com vontade de ver os outros. Por que não acrescentas na coluna a direita, todos os blog dos teus alunos?
Ficaria bem melhor
Um abração
Bea