Wednesday, September 17, 2008



LUTO

Iniciei um projeto de estudos com mais duas colegas de graduação.Muitos me criticaram por ter escolhido como tema um assunto tão tétrico, mas não tinham a idéia real do foco que seria nosso interesse. Falar em "luto" normalmente nos remete a perda de pessoas queridas que, com certeza, deixam marcas no nosso intímo. Não teria sentido descobrir coisas que todos nós de alguma forma já vivenciamos.O que queremos é conhecer lutos de mães que geram crianças com síndrome como Down. Mães que projetam a vinda de um filho dito "normal" e recebem com " defeitos". Coloco estes conceitos entre aspas pois para nós todos somos normais e diferentes, mas dizer é fácil,passar por esta situação é outra coisa.Estas mães e as famílias levam um tempo para entender e aceitar.Muitas mães se culpam, outras negam o filho,entram em estado de luto, como se tivessem realmente perdido.
Nosso foco de estudos está ligado a psicanálise, saber como este fato ocorre, como é o processo mental e comportamental destas pessoas e as consequências de tudo isso.
Mas se me perguntarem: Por que saber? Por que conhecer? Veja bem , trabalhamos em escolas onde a inclusão é um fato,tudo que se conhecer a respeito de nossas crianças é importante, saber de que forma ele foi estimulado desde o nascimento, sua relação com os pais, seu emocional , suas potencialidades,suas respostas para o mundo e sua interação social tem tudo haver com estes caminhos .É um dos muitos fios de lã que nos servem de base para o nosso fazer , a nossa avaliação e nos nortear para nossa intervenção. Penso que junto com este projeto vamos poder descobrir muito a respeito destas síndromes e mudar a visão que temos também em relação a eles no que tange a nossa incapacidade em inclui-los nas nossas turmas e efetivar uma aprendizagem que lhes é de direito.
Quem quizer conhecer nosso trabalho basta acessar nosso wiki http://estadodeluto.pbwiki.com/ onde encontrarão nossas descobertas e nossas reflexões sobre o tema.

2 comments:

ROSAURA KARST said...

Oi
Sapinhaazul
Muito interessante o que tu coloca como luto, realmente não aprendemos a ver com amplitude este assunto como é boa esta interação, pois aprendemos sempre.
Beijos

Rosária said...

Oi querida!!!
Saudades de você... Como está sendo a construção do PA de vocês? O nosso é sobre comportamento infantil, dá uma passadinha por lá e responde a enquete. Bjos. Rosária