Wednesday, May 05, 2010

Trabalhar com estórias em quadrinhos, como recurso dentro do meu tema escolhido, tem se mostrado muito gratificante e motivador para as crianças que trabalho. Esta estórinha do Chico Bento, por exemplo, foi gerador de muitas falas importantes dentro deste contexto. Questionados sobre o ambiente em que se desenvolve, eles colocaram que era um lugar sem lixo, com águas límpas. Perguntei como eles podiam afirmar isto, com o qual me responderam que se fosse suja a menina não estaria tomando banho e que era limpa por que a água era clarinha, " Toda a água suja é barrenta, escura" . Perguntei então se toda a água escura é também poluída? Um dos meninos me disse que não , porque na casa dele a água é clarinha e um dia a mãe deles sentiu um cheiro muito forte e foi olhar a caixa d'água. Tinha lá um pessoa morta, que tinha sido colocada lá dentro.A água era clarinha mas estava suja.Falaram também do "valão" que fica pertinho da escola, onde não dá para entrar porque é um depósito de lixo. Tem de tudo lá boiando: sofá velho, cachorro morto, sacos , papéis, chinelos e muito mais.E assim transcorreu esta explosão de vivências e conceitos prévios que aos poucos com minhas interferências forma sendo intigados a novas avaliações no que tange a cor aparente dos rios e sua relação com a poluição.
As crianças quando bem estimuladas expõem suas idéias, baseadas em suas leituras de mundo, de forma natural e livre de preconceito fazendo com que tenhamos com isto um excelente material para desenvolver nosso trabalho e melhores condições de avaliação individual. Realizar mediações baseadas nas suas falas e dentro de um contexto vivido é muito mais efetivo e significativo, sendo assim tem muito mais chance das mudanças tornarem-se permanentes.

2 comments:

Beatriz said...

Selva, pena que demores tanto a escrever!! Mais postagens, com certeza, constituiriam um conjunto bem mais produtivo.
Cuidado com os termos gratificantes, motivadores, importantes, significativos, efetivo,... Se eles não vierem acompanhados de dados concretos e que os substanciem, ficam termos vagos sem qual quer importância. Não são valoráveis sozinhos. Nossa!! Que quadro de conhecimento e vivências prévias!! Como trabalhastes com ele? Como eles passaram para um novo patamar de entendimento? Notastes que , as crianças qdo disseram que a água barrenta é suja poderias ter entrado por ai para discutir, por exemplo, que rios podem ser águas não poluidas e serem bem escuros. Por que será que se chama Mar Negro? E o rio Negro do Amazonas? Era só fazer essas provocações. temos que estar atentas para aproveita ao máximo os momentos iniciais em que rola o que eles já conhecem e se abre o leque do que não conhecem. Ai é possível sair fora só da "conscientização ecológica por troca oral de opiniões" e entra na conscientização ecológica porque estuda conceitos que vão levar à uma nova compreensão da realidade.
Um abração
Bea

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Selva!

Necessitas fazer no mínimo 01 postagem semanal!!! já estamos no final de maio e tens somente uma postagem!!!

Passarei em breve!
Abraços,
Vanessa