Friday, April 23, 2010

Réplica

Respondendo aos comentários recebidos pela minha querida amiga Bia, que o escreve muito bem, gostaria de salientar que minha escrita sobre a minha escola , sa maneira que foi feita apenas reflete minhas reflexões frente ao tempo em que estou atuando neste espaço e as mudanças comportamentais que tenho observado. Quando postei estes pensamentos imaginei estarem claros. É muito bom obter cometários a respeito, pois como relatamos fatos e sentimentos percebidos por nós , nos parece tão natural que sejam interpretados por todos que não nos damos conta das dúvidas que ficam pairando no ar sobre o que colocamos. Em fim, eu os percebia ingênuos pois acreditavam em tudo que se falava, a escola tinha supremacia no que colocava para esta população pois era era detentora do saber, do conhecimento, haja visto no próprio Conselho Escolar os representantes da comunidade ficavam esperando pela votação dos professores e da direção para depois se posicionarem, não possuiam esclarecimentos adequados e nem aos representantes da escola faziam questão de que entendessem , apara efetivar uma votação verdadeiramente participativa. Eles procediam desta forma e saiam tranquilos daquela reunião pois tinham a certeza que a escola iria pender para o lado mais justo e de interesse da comunidade. Nos dias de hoje percebo que muito disto ainda acontece mas as pessoas estão mais esclarecidas e não acreditam em tudo, procuram saber mais antes de votarem , não é qualquer coisa que vem da escola que eles concordam . Já são mais críticos , mais questionadores, ocasionando com isto maior cuidado e respeito dos representantes escolares como a equipe diretiva.
Muitos pais de alunos estudam á noite no EJA na procura de melhores qualificações para o trabalho conquistando também uma visão ampliada de mundo que incorporada a sua vida diária os fez lutar melhpr por seus direitos. Vejo muito mais pais nos dias de hoje na escola discutindo posições tomadas pelo corpo docente com falas mais aprimoradas e com embasamentos bem mais estruturados. Sabem onde procurar suporte para suas questões quando não são bem resolvidas no ambiente escolar, já não aceitam tão prontamente as delimitações impostas quando se sentem lesados nos seus direitos. tenho notado também que são mais criativos nas suas lutas diárias, muitos se profissionalizaram dentro da economia informal , outros já conquistaram melhores posições no mercado de trabalho, as crianças tem apresentado desenvolvimento mental e de fala bem mais desenvolvido que sugere uma formação familiar com bases mais comprometidas com a cultura e com a atualidade. Muito se critica ainda da falta de participação dos responsáveis porém no que tange a educação de seus filhos não tenho o que reclamar pois tenho experenciado outros resutados, penso que seja a maneira como estes chamamentos sejam feitos. No decorrer demais ou menos 4 anos tenho realizado internamente projetos para mapear este comportamento e obtive como retorno quase a totalidade de todos os meus responsáveis. Aliás muitos já me conhecem e torcem para que seus filhos fiquem comigo mesmo sabendo que suas participações, sejam no presencial como á distância, se farão necessárias. No final é muito bom pois tenho como retorno a conquista de amigos parceiros na educação de seus filhos.

1 comment:

Beatriz said...

Selva querida, agora sim tens um texto claro, no qual se entende bem a superação da ingenuidade dos pais, a postura mais crítica deles, a tomada de consciência acerca de uma participação ativa e operativa na vida escola dos filhos e a melhoria cultural dos alunos. Que bom que tua escola se caracteriza assim!! Hoje parece que uma escola assim é um oásis nommeio de um deserto agregado de desânimo e violência. Selva, a que atribuis essas mudanças ? Por que acordaram? Por que as crianças melhoraram culturalmente? Por que tem TV? Computador? Por que lêem e escrevem mais? ???
Seria bom trazeres a essa excelente postagem as hipóteses que tens para compreender melhor o que estás constatando. Achas que contribuistes tb para essas mudanças, com teus projetos. Como ? O que tens feito? Com que intenções?
Um abração
Bea