Monday, September 28, 2009

Alfabetização

Não poderia ser diferente no passado, a alfabetização baseava-se na formação de trabalhadores com leitura funcional e habilidades de escrita desta forma atenderia os interesses políticos influenciados pelas empresas para atender o mercado de trabalho. Muitos teóricos como Gramasci, considerado por Paulo Freire como sendo muito radical para a época histórica, a alfabetização era importante para desenvolver o pensamento crítico e desenvolver a democracia no combate a dominação atuante dando voz tanto para dar forma a sociedade como pra governá-la. Paulo Freire proporcionou com sua obra um do poucos modelos práticos e emancipadores. Ele faz uma abordagem que considera fundamental sobre alfabetização dos seres humanos a partir de suas leituras de mundo vinculadas a uma linguagem e ação transformadora, formando pessoas críticas e autônomas e livres.
A alfabetização de Paulo Freire vai além da leitura e escrita crítica, é também uma construção interna onde se desenvolve a capacidade de análise não só de suas experiências, mas também as maneiras como as constrói socialmente, seu empowerment individual e social.
A obra de Paulo Freire mudou os rumos das metodologias e posturas aplicadas.
Dentro da minha prática percebo a diferença que se encontra no trabalho executado a partir das vivências dos alunos, de suas problemáticas e seus conhecimentos prévios. Não se aceita mais um trabalho pedagógico que não seja desenvolvido baseado na autonomia dos alunos onde o professor é um mediador, provocador de desafios e de estímulos mentais. Juntos constroem o conhecimento respeitando as diversidades culturais e sociais normais em turmas heterogenias como temos sempre.
È muito normal durante um trabalho aparecer falas dos alunos sobre palavras construídas no ambiente familiar como tauba e proprema. Temos que ter cuidado na intervenção destas construções, nos prepararmos para provocar neles a motivação necessária para desconstruir, organizar e construir novamente a palavra corretamente. Este tipo de mediação leva tempo e habilidade, pois o que não queremos é deixa-lo intimidado com seu erro, e assim não desejar mais errar, tão importante para o aprendizado.

No comments: