Monday, September 28, 2009

Reflexões sobre o ensino

O texto que li sobre este contexto me fez voltar ao passado e refletir sobre minhas lembranças quando estava no ensino fundamental. Bastante rígido sem abertura para contestações e argumentações. Professores rígidos e autoritários, senhores do saber combinavam perfeitamente com a escola que possuía regimentos igualmente rígidos e pontuais. Não se tinha a preocupação de muitas explicações era assim e pronto, nós que aceitássemos e fossemos memorizar em casa, alias coisa que se fazia muito, estudar em casa. As famílias aceitavam estes tipos de metodologias e não questionavam a culpa por não aprendizagem sempre recaia para o aluno. Era um ensino classificatório onde os que apresentavam maiores dificuldades de aprendizagem ficavam á margem ocasionando em múltiplas repetências. Nos dias de hoje ainda ouço colegas comentando sobre esta época onde colocam que se “aprendia mesmo”, que “nos dias de hoje as coisas são muito soltas”, pessoas que não conseguem observar a grande população que ficou fora da escola durante muito tempo, que precisou recorrer os Supletivos para retomar seus estudos ou atualmente o EJA. Pessoas que naquela época conseguiam, mesmo com menos conhecimentos, ingressarem no mercado de trabalho, mas nos dias de hoje a coisa complica. Como o autor cita: “Cada modelo de produção e distribuição requer pessoas com determinadas capacidades, conhecimentos, habilidades e valores, sobre isto os sistemas educacionais tem muito a dizer’.Nos dias de hoje com as telecomunicações, “o desenvolvimento e propagação das tecnologias da informação possibilitam que uma pessoa possa ser responsável pelo manejo de várias máquinas, várias frentes de trabalho, várias funções ao contrário do antigo fordista, hoje os trabalhadores gozam de autonomia, organizam grupos de trabalho e o mais moderno ainda trabalham em rede . Toda esta realidade adquire sentido se considerarmos a interdependência entre a esfera econômica e a educacional. Poucas vezes foi tão urgente a aposta em uma educação verdadeiramente comprometida com valores de democracia, solidariedade e crítica.

No comments: