Tuesday, October 20, 2009

Atividades práticas



Durante todo tempo das nossa graduação estivemos colocando dentro da nossa prática os novos conhecimentos. Estes tipos de integração é fundamental para sentirmos na nossa realidade, o retorno que podemos ter com o desenvolvimento conquistado. Muitas destas atividades foram responsáveis por mudanças de olhar , de manejo e de planejamento nas nossas aulas, posso citar as atividade de Etnias que se tornou significativa tanto para mim como para alunos e pais.

Este semestre não poderia ser diferente. Temos muitos textos para ler mas a maioria deles são excelentes . Não sei se é por estarmos mais qualificados e eles começam a fazer mais rapidamente sentido ou se os assuntos tratados estão latentes na nossa prática diária como é o caso de " Tem um Montro no meio da história" de Gurgel. Entender a forma como se processa a mente infantil e saber analizar a partir de suas contagens de histórias é muito importante. Sair a campo para trazer documentada uma destas contruções foi muito melhor ainda. Realizei com três alunos do Jardim nível B e me diverti muito escutando e escrevendo suas produções. Eles são demaisssssss.

Mas hoje , emocionada por estes acontecimentos, resolvi trazer para meu Blog a contagem de uma "menina", estudante do EJA da minha escola com 46 anos :

Alda Galvão da Silva
46 anos
aluna da T11
Aprendeu a ler mais com Testemunhas de Jeová

Um final de semana de Alda

Eu trabalho na sexta -feira, pego livros para cantar hinos que eu gosto,até os livros das crianças ,fico em casa.Estive quase desistindio , mas a professora disse para eu não eu não desistisse de estudar.
A professora Jaci lá de fora era muito ruim, agora ela se aposentou.
Eu cozinho , pouco estou só eu em casa. Eu nunca fico parada. meus filhos são iguais quando são convidados para almoçar

3 comments:

Simone said...

Olá Selva!
Passei aqui para visitar teu blog e ler tuas novas postagens.
É interessante observar como as crianças são criativas e misturam fantasia e realidade nas histórias que contam, expressando seus medos, desejos. Será que com os alunos adultos também é assim?
Costumas trabalhar com histórias na tua sala de aula?
Um abraço, Simone - Tutora sede

kakamonego said...

Oi Selva, aparecestes com um post? Ainda continuas em débito. Fiquei curiosa com tua aluna do EJA. Que tal reproduzir alguma produção dela? O discurso da mudança de olhar sobre a aula tem que estar agora acompanhado e fundamentado em uma prática que exercite esse novo olhar.
Vamos lá!!
Um abração
Bea

Simone said...

Olá Selva!
Já estamos na metade do mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Lembra que precisas fazer pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog, procurando integrar a teoria, reflexões e a tua prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede