Sunday, October 11, 2009


CONTAGEM DE ESTÓRIAS
O texto de Gurgel: " Tem um monstro no meio da história" pude analizar melhor a maneira significativa que nossas crianças desenvolvem oralmente suas histórias.Este processo acontece mesmo antes de a criança falar, ela escuta as estórias contadas e vai armazenando dados que organizam seu repertório de imagens , nomes e roteiros de ações que irá usar mais tarde. A fala para elas é um progresso importante pois com ela poderá verbalizar a seu modo estas produções de acordo com suas interpretações organizando uma possível narrativa." O pensar não se estrutura internamente, mas no momento da fala", como diz Maria Virginia Gastaldi.
Nas suas narrativas muitas vezes misturam a realidade na ficção o que é muito normal.
Para efetivação deste tema nos foi pedido uma atividade que confesso achei muito interessante. Deveríamos procurar uma criança não alfabetizada e pedir para que nos contasse uma história.
Procurei nas turnas de jardim da minha escola por esta criança. Quando lá cheguei eles estavam na rodinha , momento este de contagem de histórias ou de conversa coletiva sobre algum tema considerado importante. Conversei rapidamente com minha colega sobre meus motivos da minha presença e ela prontamente perguntou para o grupo quem queria contar uma estória para o grupo, atendendo a meu pedido. Muitos se manifestaram e os que contaram fizeram muito bem , mas encontrei histórias bem desenvolvidas e sem nenhuma mistura de fatos imagináveis, era histórias bem conhecidas e conclui que estas já deveriam estar bem decoradas. Me dirigi para outra sala de jardim nivel A e pedi a colega que lá estava para convidar um dos seus alunos para realizar esta contagem fora da sala . Saindo pra o pátiocom o aluno escolhido conversei primeiro com ele para deixá-lo tranquilo e depois perguntei se ele sabia cntar histórias, que podia ser qualquer uma , até sobre coisas que ele tenha feito , do seu final de semana , enfim...
Ele disse que adorava contar histórias e me disse uma bem interessante. Vou colocar aqui de forma resumida . Ele colocava que tinha muito medo de ficar sozinho na casa dele por que seu pai tinha morrido e sua mãe dizia que ele estava ainda ali. Que ele estava no armário e as vezes encostado na porta. disse também que não tinha medo só disso, mas que não se sentia bem na rua por que o sol o perseguia, onde ele ia o sol ia atrás e á noite as estrelas e a lua faziam o mesmo. Colocou que não era somente ele que pensava assim , que seu amigo, colega da sala, também sentia o mesmo. Disse também que queria saber por que eles o perseguiam e que quando caminhava anda rápido e não gostava de olhar para trás.
Com toda este material e preocupada com os dados obtidos , conversei com minha colega para que faça uso da maneira que achar conveniente pois acho que estes medos naturais também nesta idade , são um bom tema para ser desenvolvidos com sua turma e desta forma esclarecer e minimizar este sentimento real .

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