Sunday, October 11, 2009

Currículo Integrado

Estes termos como "Interdisciplinariedade", "educação global", "centro de interesses","metodogolia de projetos" e "globarização" são bastante novos.
Eu mesma quando fiz o Magistério e meu estágio era todo com base e aplicação
de centro de interesses. Lembro que quando fiz meu ensino fundamental as coisas não eram bem assim, a educação era baseada em conteúdos fixos , nas escolas apalavra de ordem era disciplina forte e decoreba. Muito poucos professores se esmeravam em explicações, tínhamos que estudar muito em casa para poder alcançar nossos objetivos ou dos pais, que consideravam muitas vezes que não aprendíamos porque não nos dedicavamos, e que a escola estava sempre certa. Não era meu caso pois meu pai sempre esteve presente tentando explicar o melhor que podia tudo que eu não conseguia. Tenho inclusive um livro bem antigo que guardo com todo o carinho desta época. Este livro era de " Aritmética" que ele usou quando estudava para o concurso do Banrisul, eu nem pensava ainda em existir.Os números todos decimais pois o dinheiro da época eram réis. Foi com este mateial que aprendi porcentagem , regra de três tanto simples como composta, imaginem....e ele nas minhas pegadas me explicandoe exigindo que eu lesse e tentasse entender, ou seja interpretar.Ele era um auto didata, comum para os que precisavam e tinham muita força de vontade na época pois as escolas não facilitavam em nada. Nos dias de hoje eu diria que meu pai teria realizado sua formação no EJA , mas como esta situação aconteceu entre 1936 e 1938 ele tinha mesmo era que lutar sozinho. A saida era estudar , mas o ensino como sempre oscila conforme os interesses do governo e este pensa e age em acordo como mercado , por tanto as escolas ensinavam para atender as necessidades do mercado também.
Não lembro de algum dia sentar em círculo ou em duplas no ensino funamental, sempre sentávamos enfileirados e algumas vezes pude perceber a classe fixa no chão. Quando o professor entrava em sala e quando saia todos levantavam , o mesmo acontecia quando chegava alguém na sala de aula e em coro falávamos:" Bom dia" . Com os anos passando pude perceber que começava a acontecer algumas flexibilidades, naõ mais exigiam tanto que decorássemos pontos de histórias, capitais brasileiras . Já podíamos perguntar e erámos atendidos, professores começavam a usar outros recuros visuais nas aulas e existia uma que até se caracterizava de personagens históricos para facilitar nossa memorização.Com a introdução da "matemática moderna começei a gostar da área lógica e a entende-la. lembro que mesmo assim muitos "rodavam" e com o tempo até desistiam deixando para depois retomarem os estudos com o famoso " artigo 99"( hoje chamamos de exclusão).
Com esta divagação que este conteúdo e os textos que li me levaram a realizar,pude perceber através das memórias contadas pelo meu pai e as minhas lembranças vividas os avanços que a educação passou. Hoje temos escolas priorizando habilidades, baseadas na democracia, com currículos integrados, respeitando as diferenças , minimizando as exclusões e integrando socialmente tornando desta forma efetiva a cidadania .

No comments: