Thursday, June 24, 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Trabalhar com tecnologias com o primeiro ciclo, conforme postagens que já realizei, exigem de nós professores um planejamento bem detalhado e de acordo com a fase de desenvolvimento em que estas crianças se encontram . No meu estágio estou realizando meu projeto usando este tipo de recurso para efetivar suas aprendizagens. Escolhi o espaço do PBWORKS para suas produções e trocas e confesso que mesmo assim no inicio foi difícil, pois eles usavam o espaço informatizado, em anos anteriores, somente de forma lúdica e achavam que o computador era mais um brinquedo. Mudar esta visão e fazê-los se interessar por outras aplicações foi uma caminhada complicada. O que realmente me ajudou foram as reflexões que realizei durante este período de estágio. Nelas tudo que observava era importante,as reações dos alunos, posturas frente a desafios, comportamento em sala, trabalhos desenvolvidos, seus preferencias e interesses, níveis de atenção, momentos de maior concentração, perfil de cada um , suas relações , enfim , refletir sobre os problemas me levaram a encontrar soluções e adequações para seguir em frente com meu projeto. Hoje reconheço que realizar reflexões diárias sobre nossa prática e desempenho, registrar tudo que visualizamos e nossas leituras frente a estes fatos , são importantes recursos de aprendizagens pessoais para nós professores , pois através delas é que encontraremos as soluções para cada caso, minimizando também com isso nossas frustrações e anseios frente as nossas muitas espectativas, muitas vezes conquistadas bem diferentes do que planejamos.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Olá Luzia!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09 para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria