Sunday, June 20, 2010

Retificando...

Conversando na escola sobre minha última postagem pude observar que não havia ficado clara as idéias que coloquei em pauta. Na realidade trabalhar com projetos é fundamental e é possível em todas as idades. O importante é saber planejar para cada fase do desenvolvimento infantil e possuir objetivos bem claros. Na minha fala eu apenas queria colocar que depois de uma caminhda com as crianças, já tendo realizado uma avaliação prévia de cada um e já estabelecido as relações entre aluno/ professor e aluno /aluno , o projeto começa a ter um desenvolvimento bem significativo. Este período inicial no ano letivo é muito importante tanto para a criança como para o professor. Tenho percebido que a criança leva algum tempo para se acostumar com a nova etapa a vivenciar. Novos amigos, novas relações, novo ambiente e normas . Quem será a professora? Ela é muito brava? Eu vou saber tudo que ela perguntar? Quem são os colegas?Estas e outras perguntas devem pipocar a mente de muitos gerando insegurança , até porque a familia fica falando sempre neste dia bem antes dele acontecer deixando as crianças criarem muitas espectativas.No primeiro dia estão todos como anjinhos, querendo escrever.....parece brincadeira mas é assim mesmo. Nós professores procuramos brincadeiras, dinâmicas, lembrancinhas de boas vindas que eles adoram mas no final sempre perguntam: Não vamos escrever? Esta é uma espectativa plantada, formatada .... aula só é aula se escrever...E assim vai transcorrendo, uns começam quietinhos e aos poucos vão mudando. Os mais espertinhos tem tendência a nos testar e para isto é preciso sermos estáveis nas nossas delimitações. Outros são muito quietos e nos preocupam , enfim cada um com o decorrer do tempo vamos conhecendo e mapeando as limitações de cada um , suas defasagens, seus comprometimentos, onde se salientam , onde podem ser mais desafiados, qual melhor conduta com uns , e outra tipo de atitude com outros. Sem falar da parte cognitiva que em meio a tudo isto e mais um pouco, temos que avaliar e saber dos seus conhecimentos prévios e contruções já realizadas. Com toda esta bagagem de objetivos iniciais é que penso ser bem melhor pdeixar passar estes primeiros momentos para depois organizar com mais propriedade um projeto que junto com a turma faça realmente parte dos seus interesses e curiosidades, e este tipo de trabalho é muito importante para qualquer idade, pois favorece as trocas, estimula a autonomia e a autoria, é motivador, aumenta a auto-estima e todos os envolvidos , inclusive o professor, sempre conquistam algumas aprendizagens.

1 comment:

Beatriz said...

Excelente reflexão. Sugiro que a linkes no trabalho final. Um abração
Bea