Sunday, June 06, 2010

Quando realizar projetos?????

Quem me conhece sabe o quanto gosto do que faço e o quanto os desafios me estimulam. Sempre acreditei que a prática educativa deva ser um prazer para quem executa e para quem recebe, por isso comungo com as idéias de Jean Piaget quando afirma que a interação professor e aluno é sumamente importante para a desacomodação, assimilação e acomodação de novos aprendizados.

“Cada relação social constitui, por conseguinte, uma totalidade mesma, produtora de características novas e transformando o individual em sua estrutura mental” (PIAGET, 1973b, p. 35) .

Nossas crianças precisam estar em um ambiente onde se sintam bem , aceitos, onde podem se posicionar sem medo, onde exista diálogo, carinho, segurança e amor. O professor é responsável por estas efetivações e principalmente por contruir vínculos positivos com seus alunos. Alunos que criam este vínculo aprendem mais rápido, respeitam regras, trocam idéias, pensam em grupo. Não podemos desconsiderar seus níveis de desenvolvimento, os mais jovens, por exemplo, são aos nossos olhos naturalmente desorganizados e as vezes egocêntricos, mas nem por isso estas interações deixam de ser importantes para seu desenvolvimento.
Trabalhar com projetos ou quando trabalhar é uma pergunta que muito me fiz a anos atrás. Pensava que trabalhos com projetos só seria interessante e efetivo se fosse organizado para turmas de alunos maiores, onde as habilidades de reflexão, síntese e autoria já estivessem sido bem mais exploradas. Como nos enganamos, graças a Deus! Já fazem alguns anos que trabalho com projetos com todos meus alunos desde os pequeninos até os maiores, e confesso que a cada ano me surpreendo mais com os meus pequenos. São de uma criatividade, de uma naturalidade e motivação que muitas vezes contagia. Contagia não só a mim como a pais , tios , avós que depois de alguma caminhada realizada são os maiores propagandistas do desempenho e do trabalho de suas amadas crianças. Quando começei com este tipo de trabalho pensava somente em provar que o uso de tecnologias poderia ser aplicado ao Iº ciclo de forma pedagógica e não somente lúdica como era usado. Levar aos meus colegas de escola opções de trabalho com esta faixa etária que valorizassem suas construções e mostrassem seus desenvolvimentos. Nunca imaginei que não seriam meus colegas os únicos a serem atingidos por estas evoluções, a comunidade começou a ser também modificada a partir de seus afetos e de suas produções. Nos dias de hoje muitos pais se sacrificam na compra de computadores ou vão a escola usar um. Muitos dos meus alunos continuam se correspondendo por e-mail comigo ou enviando mensagem pelo orkut, gmail ou msn. Como exemplo o email recebido esta semana do Eduardo de 9 anos
Mas para que estas mudanças ocorram é necessário algum tempo, tempo de articulações, de trocas , de adaptações. Ao longo de minha prática tenho percebido que quanto mais jovens forem nossos alunos mais tempo levam para se organizarem , são mais afetivos exigindo muito mais de nós. Penso que trabalhar com projetos em qualquer idade é fundamental mas quando começar este trabalho? Não acho produtivo se for colocado em prática logo no inicio do ano letivo pois para que se obtenha um bom aproveitamento é necessário estabelecer as relações tanto com o professor aluno como entre eles. Este período de adaptação é a base para que se estabeleça vínculo entre os atores e desta forma , como falei no inicio, existirá aprendizagem.

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Olá Selva!

Perante a esta tua reflexão, seria importante complementá-la evidenciando como se deu tua prática neste periodo de estágio, fazendo assim esta relação entre a teoria e a tua atuação.

abraços,
Vanessa

Beatriz said...

Selva, colocastes muito bem a importãncia confirmada dos PA, mesmo com crianças. Eu concordo qdo dizes que eles surpreendem pela criatividade. Não é só eles não!! Todo mundo que é colocado frente a desafios surpreenderão porque fazz parte da vida o antepor-se a situações para as quais não tem respostas e precisam ser resolvidas.E, se pensarmos na escola, ela é tudo mas nunca um desafio para eles.
Valeu!! Um abraço
Bea