Monday, June 21, 2010

Meu TCC

Estava aqui sentadinha pensando no meu TCC. Não sei nem porque, afinal tenho tanto que me preocupar ainda para conseguir terminar este semestre: Portfólio, Relatório de estágio e Worshop.
Mas deve ser por que estava pensando nos meus alunos e no meu estágio e fico pensando como é rico o ambiente de uma sala de aula . Nela encontramos diferentes assuntos igualmente importantes para realizar um bom TCC. Adoro as Tecnologias , deve ser por isso que as uso todos os anos com meus alunos, tanto da manhã como da tarde, todos os anos. Arquiteturas Pedagógicas, mesmo sem saber desta nomenclatura, já as tinha aplicado a turmas anteriores e pude avaliar o quanto foram significativas, tanto nas trocas entre eles, no sentido de grupo que construiram como em suas aprendizagens. Este ano , para supresa minha, foi bem diferente. Montei uma arquitetura e na prática funcionou de outra forma, aliás ainda está em funcionamento pois meu projeto ainda continua.Mas voltando a minha reflexão anterior, existem dois focos que me chamam a atenção para um trabalho de conclusão. Um deles é: "O uso das Tecnologias nas séries iniciais e influência destes recursos no amadurecimento infantil e nas suas aprendizagens", o outro foco que me chama a atenção é : " Possíveis causas do aumento de ansiedade e agitação infantil ". Esta última vem bem de encontro com o que tenho vivenciado. A cada ano os alunos chegam mais ansiosos, agitados,agressivos, necessitando de muita paciência e calma de nós professores para que consigam assimilar e reconstruir novas posturas e atitudes frente ao grupo que estão e pertencem. Este período é muito importante e significativo para as suas construções, e não pode ser de forma nenhuma esquecido. A criança precisa diminuir estes sentimentos e comportamentos para construir sua caminhada com mais motivação , segurança e alegria. Descobrir quais os fatores que podem estar provocando este aumento tanto no comportamento como no desenvolvimento psicológico destas crianças nestes últimos anos, seria muito bom para nossa mediação com nossos alunos e comunidade.

1 comment:

Beatriz said...

Selva, vi que tens duas grandes questões , ambas vindo ao encontro dos teus questionamentos. Claro que vais ter que especificar e burilar bem mais as duas questões para, então, ver se uma delas será o moe do teu TCC. Lembro, no entanto, que o TCC tem que ser um trabalho com TIC. Como envolverias isso na segunda questão? lembra que seria o uso das TIC pelos alunos e não por ti apenas. Tens todo o julho para pensar...
Um abração
Bea