Monday, October 25, 2010

EIXOII

Relendo minhas postagens neste período pude observar que muitas das minhas colocações estavam focando meus sentimentos e releituras frente ao que estavamos estudando. São postagens sem muita teoria mas ricas em vivências.
No inicio do semestre coloquei a minha leitura sobre o filme" Encouraçado Potemkin". Esta película nos foi oferecida pelo Seminário que sabiamente nos fez refletir sobre as formas de ver e de analisar dados que nem sempre estão claros e que muitas vezes temos pressa nas suas conclusões. Diariamente temos muitas analises para serem realizadas mas temos que desenvolver habilidades para este trabalho e sensibilidade para de todas as informações dadas separar as mais significativas , pois assim como no filme , não podemos nos deixar levar apenas pelas emoções e desenvolver nossas "visões " para as situações relevantes que estão muitas vezes no entorno.
Na minha prática estas construções foram muito significativas pois me ensinaram a "ver" o meu entorno de forma mais cuidadosa e menos rapidamente, não chegando a conclusões precipitadas nas valiações realizadas no meu cotidiano.
Uma atividade que fizemos algum tempo depois me fez lembrar destes enfoques, quando trabalhamos com " que lixinho é este" que apresentava muitas "pistas" ou seja evidências, de quem poderia ter produzido tal material. Foi tão importante esta atividade que em sala realizei com os alunos e a motivação para a execução foi imensa , os meus objetivos , lembro, foram alcançados , pois pude perceber que eles, assim como eu em um primeiro momento, deixaram de perceber pequenos detalhes importantes e que depois no momento de colocar para o grupo em geral puderam perceber e aprender a ser mais detalhistas e obsevadores em suas atuações diárias.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Olá Selva!
Neste inicio de curso PEAD foram muitas descobertas que envolveram novas aprendizagens e novas práticas que ainda, quem sabe, estavam meio adormecidas, não é mesmo!
Para que aconteça uma boa RE(tomada), te sugiro que registre evidências e argumentações que ocorreram no teu fazer pedagógico, bem como links que sempre enriquecem as postagens e cativam o leitor, ok!
Seguimos nos comunicando.

Com carinho,
Grace Maria