Wednesday, November 03, 2010

EIXO V
Neste período eu realizei meu PA sobre "Luto Materno". Lembro bem que me perguntavam: Por que saber? Por que conhecer? Em minha postagem coloco que respondia "trabalhamos com escolas onde a inclusão é um fato, tudo aquilo que se conhecer a respeito de nossas crianças é importante.saber de que forma foram estimulados desde o nascimento, sua relação com os pais, seu emocional, suas potencialidades,suas respostas para o mundo e suas interações tem tudo haver com estes caminhos. É um dos muitos fios de lã que nos serve de base para o nosso fazer, a nossa avaliação e nos nortear para nossa intervenção. Penso que com este projeto vamos poder descobrir muito a respeito destas sindromes e mudar a visão que temos em relação a eles no que tange a nossa incapacidade em inclui-los nas nossas turmas e efetivar uma aprendizagem que lhes é direito."
Levada por estes sentimentos e certezas tive o prazer, de em pesquisa de campo, conhecer espaços onde estas populações possuem vida ativa e produtiva, estrevistar mães que muito me ajudaram com dados significativos e em muitos casos comprovaram não somente a existência desta situação como os preconceitos enfrentados , juntamente com seus medos atuais.
Esta é uma realidade dura mas que não podemos deixar passar desapercebidos.
Através deste tema pude também conhecer diversos lutos que passamos naturalmente na vida. Um deles é o casamento, pois deixamos para trás a nossa vida com os Pais , muitas vezes , para começar uma nova etapa junto com uma outra pessoa, escolhida para dividir nosso espaço e nossa vida. Paralelo a esta escolha passamos também a sermos independentes nas decisões e a assumir nosso leme na escala da nossa vida , que antes dividíamos com nossos responsáveis. Assim como este período temos muitos ainda , desde a primeira infancia.Não é átoa que quando pequenos nos " despedimos" de nossas fezes, por exemplo ou desevolvemos tantas resistências ao passar das série iniciais para o fundamental , onde vamos aprender a ler e escrever.
Esta é a vida,a mágica da vida.
Só para concluir. Participei pela primeira vez no Salão de Iniciação Científica com este PA, uma ótima experiência vivenciada, temperada por perguntas que respondi com clareza e bom senso.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Muito interessante todo este aprendizado com o Projeto de Aprendizagem (PA), despertando para o “professor pesquisador” e no fazer pedagógico também despertará para o “aluno pesquisador”.
Parabéns Selva pela participação e apresentação no 5º Salão de Educação a Distância e sugiro que link o PA apresentado, pois também despertará o interesse do leitor, ok!

Com carinho,
Grace Maria