Sunday, November 21, 2010

Questões Étnicas
Esta interdisciplina foi também muito importante e bem lembrada neste momento. Ela nos fez na primeira aula "nos enxergar" tanto fisicamente como tudo que considerávamos importante.Durante a exposição, ouvir cada uma das colegas colocando suas histórias e lembranças foi riquissímos para nosso conhecimento e integração. As propostas desenvolvidas durante este semestre e colocadas na nossa prática também me trouxeram muitos momentos importantes, pois sempre inicio o ano letivo trabalhando com os alunos o contexto de identidades e agreguei a estes trabalho a participação dos pais.
Para minha surpresa, quando pedi para que, junto com as famílias, eles resgatassem informações sobre seus avós, uma das mães veio até mim colocar suas considerações sobre a atividade realizada na sua casa. Contou-me que reuniu todos para o jantar, coisa que não tinham hábito de comer todos juntos, depois da refeição disse que tinham uma tarefa para cumprir. Neste momento ela e seu marido começaram a falar de seus pais e avós, contaram fatos ocorridos da infância, se emocionaram e os filhos ficaram escutando , atentos e supresos com tudo que ouviam, pois estes momentos nunca haviam acontecido. Ela própria ao contar se emocionou tanto que chorou, pois muito do que seu marido disse ela desconhecia. Começou naquele momento uma nova etapa para esta família, pois todos resgataram suas raizes, começaram a existir plenamente e a família ganhou outro sentido.
Em sala de aula realizamos um mural com as diversas raças presentes na formação do povo brasileiro:



1 comment:

Grace Milcharek said...

Muito bacana Selva que o PEAD e a interdisciplina de Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia do Eixo VI tenham despertado todo esse envolvimento de se “enxergar”, resgatar raízes e envolver nesta aprendizagem construída o fazer pedagógico também com os familiares do educando.
A ilustração com slides na postagem está ótima.

Com carinho,
Grace Maria