Wednesday, November 03, 2010

EIXO IV

Neste semestre desenvolvi meu primeiro PIE no Seminário. Foi um grande desafio mas muito gostoso de realizar. Criei um pbworks e me dispuz a conhecer mais á fundo todas as possibilidades que este espaço poderia me oferecer. Junto a este espaço desenvolvi meu projeto escolar com minhas crianças de A30 e, mesmo com as colocações de que era um projeto muito grande, no final no meu Workshop só obtive elogios. Compreendi que o conceito de tempo e espaço são muito complexos e multifacetados e que podem atingir múltiplas situações. Em Estudos Sociais apredni novas formas de trabalhar com os pequenos e o quanto é importante para eles nos capacitarmos para estas contruções de forma criativa fazendo com que se torne interessante viajar no tempo e no espaço recuperando o passado e recontruindo nossas lembranças e nossas histórias.
O tempo mesmo pode ser usado de diversas formas: o cronológico que organiza acontecimentos no presente , passado e futuro .Muitos destes dados são considerados tempos históricos pois nos trazem fatos significativos que mudaram o modo de viver de muitas civilizações. Temos também um tempo muito presente nos dias de hoje, a do relógio , que a maioria das pessoas passam correndo atrás para dar conta de seus dias.Neste "tic -tac" distribuimos nossas atividades e nossos compromissos diários fazedno com que façamos parte de uma sociendade estonteante na conquista de aproveitar bem seu tempo e dar conta de tudo no espaço de um dia.
Estas leituras me fizeram trabalhar de forma bem diferente com meus alunos a questão de tempo e espaço, partindo primeiro de suas histórias, suas identidades para que pudessem entender bem fatos que aconteceram no passado para depois compreederem os fatos históricos que tínhamos que estudar.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Tuas reflexões Selva nos fazem perceber o quanto os novos aprendizados e as novas tecnologias trabalhadas proporcionaram mudanças e inovações para tua prática.
Com carinho,
Grace Maria