Sunday, November 21, 2010

Eixo VI
Neste semestre postei um belo elogiu a professora Luciana Corte Real que sempre se mostrou alegre, motivadora e paciente durante os desenvolvimento de suas aulas e no trato com todas nós. Voltando e relendo as atividades realizadas na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia que estudamos as etapas do desenvolimento infantil, me reportei as atividades realizadas na escola que atuo. Estas práticas se referiam ao Método Clinico com o uso das massinhas de modelar e do líquido onde,quando aplicadas de diferentes formas e com nossos questionamentos, podíamos avaliar o desenvolvimento do pensamento infantil. Lembro que me surpreendi com muitos alunos que imaginava que se sairiam muito bem , que já haviam superado estes níveis e que mostraram dificuldades para identificar a igualdade de massa e volume.Foi tão significativo que apliquei com alunos das A30 ( 3ºano do ensino fundamental) como com alunos maiores que nem eram meua alunos ( B20-5ºano do ensino fundamental) e encontrei dificuldades nos alunos inclusive maiores.
Depois de realizadas as atividades propostas e durante a nossa aula presencial, a professora Luciana aplicou em um menino, filho de nossa colega que lá estava, de mais ou menos 8 anos. Foi muito gratificante ver seu desempenho durante esta prática, pois ela apresentou recursos de mediação muito significativas sem induzir o menino a respostas, levando o menino a reflexão para estimular novas contruções dentro do seu desenvolvimento. Aulas assim é sumamente importante para que possamos ver, sentir e aprender maneiras de interação com nossos alunos na busca de avaliações significativas.


Um pouquinho das minhas conclusões postadas no Webfólio:

1 comment:

Grace Milcharek said...

Olá Selva!
Importante resgate quando as aprendizagens construídas são relacionadas para aprimorar a prática pedagógica.

Com carinho,
Grace Maria