Sunday, November 21, 2010

Eixo VII

Neste semestre tivemos as interdisciplinas de Linguagem e Educação, Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Lingua Brasileira de Sinais e Didática, Planejamento e Avaliação. Destas a que o grupo mais achou complicada foi a de Didática visto o perfil da nossa professora ser muito rígido e engessado , fazendo com que aumentássemos a nossa dedicação para a coclusão desta interdisciplina. Houveram momentos de argumentações frente a seus posicionamentos e exigências. Mas se olharmos de outras formas hoje , sinto que foi muito bom para nossa formação este período , pois fez com que muitas de nós refletíssemos mais sobre a nossa prática e nos deu um excelente suporte para a organização do trabalho de estágio que viria a seguir.
Na interdisciplina de Liguagem de Sinais foi uma grande interrogação, acredito em todos do grupo, pois suas atividades de interpretação de diálogos disponibilizados em video, onde tínhamos que decifrar alguns movimentos em Libras, era quase inviável, não tínhamos conhecimento necessário para isto. Em contra partida, conhecer mais sobre os surdos , seus anseios, pensamentos, como são aceitos pela sociedade que não está preparada e nem se interessa para tanto, foi importante, pois nos vez rever nossas leituras sobre estas pessoas e identificar e valorizar suas lutas pela igualdade.
O texto abaixo fala claramente sobre estas realidades que considero de suma importância para educadores comprometidos com a democracia e igualdade entre as pessoas:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/libras/unidade2/historia_surdos.htm
Ele nos foi disponibilizado durante esta interdisciplina como recurso de atividades posteriores.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Selva, este foi mais um semestre com interdisciplinas esclarecedoras, muitas leituras e que deixou o educador comprometido com a democracia e igualdade entre as pessoas.
Interessante também que estas aprendizagens contribuíram para o desenvolvimento do teu estágio.

Com carinho,
Grace Maria