Sunday, November 21, 2010

Continuação

Falar da escola que temos hoje, analizar e refletir sobre este tema , me leva a postagem realizada em referente a interdisciplina de Didática, (http://sapinhaazul.blogspot.com/2009/09/curriculo-integrado-o-texto-que-li.html ). Muitas pessoas colocam que o ensino antes da Escola Nova era muito melhor, as crianças aprendiam mais e etc. Não conseguem perceber o alto nível de evasão que havia nesta, lotando, depois de algum tempo, os Supletivos por exemplo.
As escolas eram fundamentalmente organizadas sob os interesses políticos e do mercado como podemos observar na leitura do texto oferecido : " As Origens da Modalidade de Currículo Integrado" de , que nos fez refletir sobre o Taylorismo e o Fodismo". No primeiro reforçava a divisão de classes, pois barateava a mão de obra e desapropriava dos conhecimentos, acumulando com o tempo por trabalhadores e trabalhadoras.O Fodismo , com o aprecimento das máquinas investia na instrumentação do uso não se interessando na cultura de novos saberes.
Nos dias de hoje, o ensino ainda está nas mãos dos interesses públicos porém existe uma preocupação na qualificação e na cultura. As escolas procuram desenvolver o trabalho dentro de projetos focando a estimulação dos alunos na busca de conhecimento.
Existe uma preocupação diária em focar nossa prática dentro de planejamentos integrados em todas as áreas do conhecimento.Mas muitos perguntam : Planejar para que?Com que objetivos?
"Planejar o currículo implica encontrar uma forma pedagógica, e isso deve estar bem claro para o professor. Ele deve cuidadosamente fazer uma seleção e ordenação pedagógica, isto é, uma “tradução” desse currículo que culminará na educação do aluno. Entretanto, o desenvolvimento dessa tarefa para o professor é dificultado pela falta de conhecimento ou carência de capacitação técnico-pedagógica e cultural adequada para sustentar e desenvolver tal competência. Essa dificuldade também advém do papel que ele incorpora nas várias instituições. Em muitas delas, ele entende que o seu papel é o de reprodutorda cultura selecionada, o que dificulta a sua ação real no planejamento do currículo (SACrIStán, 2002)." Estas constatações refletem muito a prática que vivenciamos , pois muitos ainda se consideram senhores do saber e só concebem ualas onde eles direcionam seus conheciemntos sem a estimulação do educando, demonstrando desta forma a falta de preparo para suas práticas. São estas constatações que justificam a formação continuada oferecidas a todos os professores por diversas universidades em forma de palestras , cursos de atualizações e de formação com o intuíto de estimular suas reciclagens e qualificação profissional.
Os planejamentos executados pelos professores serão os norteadores para sua prática e servirão de apoio para a obtenção de seus objetivos , mas devem estar focados para o aluno , dentro de suas especificidades e visões de mundo. Estes planejamentos devem também serem organizados para que o professor trabalhe com a estimulação de suas ZDP, intigando eles a irem mais além através de questionamentos e reflexões para poderem construir novos conhecimentos e conquistas.

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